A dinâmica da indústria do turismo e dicas básicas para ser um bom turista

O que é turismo?

Segundo a Organização Mundial do Turismo é o “movimento de pessoas a lugar diversos do qual habite por tempo inferior a 360 dias, desde que esta não realize atividades econômicas”. Isto é, se você se deslocar do seu local de habitação com fins de lazer, eventos, ou outros motivos que não tenham relação direta com formas de remuneração, você estará fazendo turismo!

93
Fonte: Sebrae

Por ser um serviço, as atividades turísticas contribuem para o terceiro setor da economia. O turismo é uma atividade que representa uma importante parte dos rendimentos de diversos países, além de gerar empregos contribui para as rendas familiares, pelas prestações de serviços realizadas como em restaurantes e hotéis, por exemplo.

O turismo por ser um “produtor” de destinos e um “consumidor” do espaço geográfico pode ser visto como um tipo de “indústria”. A indústria do turismo é bastante dinâmica, e para ela funcionar é preciso que os elementos principais desta cadeia de produção estejam conectados entre si (transporte-destino- infraestrutura-consumidor):

turismo.png

Além do mais, para que as atividades turísticas se expandam é necessário vender imagens sobre um determinado destino, por isso em geral  são feitos recortes da paisagem, ou pontos turísticos famosos, para incentivar a venda de um destino.

Fazer turismo é também uma maneira de se realizar trocas de culturas e conhecimentos, incentivando o respeito às diferentes nações e comunidades. É o que se espera pelo menos! Por isso, quando decidir incorporar o personagem de turista lembre de seguir as regras básicas:

  1. Respeitar as diferenças! Porque afinal, não foi pensando nas diferenças de ambiente que te incentivou a viajar e conhecer outros locais?!
  2. Lembrar que existem pessoas trabalhando para o seu bem estar durante sua estadia. Seja educado no trânsito, respeite os horários de silêncio!
  3. Repeitar a natureza e ambiente do destino. Por que sujar e danificar o ambiente que você decidiu visitar?

E por fim…

4.Pesquisar sobre a geografia do seu destino! Entender e conhecer as dinâmicas da cidade/país que você visitará é essencial para realizar uma viagem com sucesso.

Por Natalia Benatti Zardo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s