O verão e suas “geografices”: Convenções que determinam a estação

Sol, calor, praia, férias. O que há por trás desses efeitos, geograficamente falando?

Parece óbvio, mas… você já parou para pensar que toda sua vida é regida pelas rotações e translações da Terra em torno do sol? Que se não fosse seu deslocamento e sua inclinação não teríamos as diferentes estações do ano? E que na verdade vivemos conforme algumas convenções geográficas que determinam o início e fim de uma estação ?

12998822_snnsg
Fonte: Centro de Astrofísica da Universidade do Porto

Horário e solstício de verão

Assim como as condições climáticas, as horas também definem as nossas atividades diárias. E é pensando nisso que surgiu o chamado “horário de verão”, uma medida que tem por objetivo adequar da melhor forma nossa rotina, utilizando por mais tempo a luz solar e buscando reduzir o consumo de energia no horário de pico.

É determinado por lei (decreto n° 6558) que todo mês de outubro no Brasil a hora em uma determinada parte do território deve ser adiantada em uma hora.

Por que em outubro e por que não é todo o território brasileiro que sofre com a mudança de horário de verão?

  1. Outubro é a época do ano em que os dias começam a ficar mais longos por conta dos efeitos do solstício de verão: Meses do ano em que a luz solar é distribuída de forma desigual entre os dois hemisférios, neste caso há mais incidência do sol no hemisfério sul.
  2. E quanto a escolha dos estados brasileiros que irão ser afetados pela mudança de horário, geograficamente falando serão aqueles localizados mais afastados da linha do equador, onde os efeitos do solstício de verão são mais fortes.
horario-de-verao
Estados brasileiros que adotam o horário de verão. Fonte: Mundo Educação.

No total são 10 os estados brasileiros que adotam a mudança de horário, de outubro a fevereiro.

Estação do ano

Dia 21 de dezembro é o dia em que é contabilizado o maior número de horas durante o dia, por isso é a partir desta data que consideramos que o verão começa. Porém, o dia em que se “muda” de estação de ano é mais uma convenção da geografia, uma vez que, no caso do Brasil, há muitos estados que nem sentem a diferença entre uma estação climática e  outra, e geralmente classificam suas estações por período de chuva e período de seca.

Os países localizados próximos da região da linha do equador não sentem efetivamente as mudanças de temperatura e duração das horas dos dias e das noites, por essa razão, classificar o ano em quatro estações é de certa forma uma convenção universal mas que não se encaixa em todos os lugares do mundo!

incidencia-solar-imagem
Nota-se que quanto maior o ângulo de incidência dos raios solares, maior será a área coberta pela mesma quantidade de energia, logo terá menos energia por área. Fonte da imagem: Ebanataw

Pra melhor entender esses movimentos e como eles atuam no nosso planeta, certamente é importante que nossa imaginação seja lapidada, porque afinal, para entender o mundo não basta apenas se deslocar pelo espaço fisicamente, é necessário “viajar” bastante na nossa mente.

Por Natalia Benatti Zardo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s