Para além da imaginação: Observar as nuvens para entender o tempo

Além dos seus significados poéticos, carregados de sentimentos que afloram conforme as suas diferentes formas e cores, as nuvens tem muito a nos dizer sobre o espaço ao nosso redor.

A prática de observação das nuvens é bastante comum, e é na verdade reproduzida há muitos anos pela população do nossa planeta, principalmente por aqueles que dependiam das condições meteorológicas para sua sobrevivência, como caçar, plantar etc. Hoje em dia, com o avanço da tecnologia, a obrigação de observar o céu para prever o tempo se tornou menos frequente.

Mas nada substitui a sensação de ter que observar o céu que nos cobre e nos aproximar das dinâmicas da natureza por alguns minutos, não é?!

As nuvens são elementos essenciais nas paisagens geográficas, e é a partir da interpretação delas que podemos entender um pouco mais sobre os fenômenos meteorológicos que acontecem diariamente e afetam nossas vidas de forma direta, sejam determinando a roupa que vamos vestir ou da atividade que podemos fazer.

Será que chove?!

Para facilitar a leitura do céu, é interessante conhecer as classificações básicas das nuvens. Assim, é possível identificar os principais tipos de nuvens, fazer associações ao tempo local e até previsões para as próximas horas.

Resultado de imagem para camada da troposfera nuvemObs.: As nuvens se formam
na camada mais baixa da atmosfera chamada troposfera.

Geograficamente falando podemos classificar as nuvens a partir de dois fatores:

1) Formato: Cirrus; Cumulus; StratusNimbo

Principais tipos de nuvens representados conforme sua altitude de formação.Créditos da ilustração: Valentin de Bruyn/Coton

2) Altitude (altura em relação ao solo)Nuvens altas, nuvens médias e nuvens baixas.

As nuvens  desta classificação (conforme a altitude) se desenvolvem na horizontal. Porém, além dessas, há também alguns tipos de nuvens que se desenvolvem na vertical como a cumulunimbus!

Para anotar!

Seria impossível classificar todos os possíveis tipos nuvens, uma vez que os diferentes formatos se misturam e acabam criando diversas condicionantes climáticas. Portanto, saber as principais e suas relações com o tempo já é um bom começo.

Salve as imagens abaixo no seu celular e quando bater aquela curiosidade de saber “que nuvem é essa” é só dar uma olhadinha! Relacionando estas imagens com as suas características climáticas você já vai conseguir identificar a maioria das nuvens presentes no seu dia a dia.

Boas observações!

Por Natalia Benatti Zardo

123

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s